Conhecendo as maravilhas do Cerrado

domingo, setembro 14, 2014 Águas de Bonito 0 Comments

Com informações: WWF Brasil
IMG_8392 Conhecendo um dos biomas mais importantes do Brasil, e um dos mais belos do mundo!

Você já deve ter ouvido falar no Cerrado. E você conhece o Cerrado?

Você sabia por exemplo que o Cerrado ocupa 1/4 do território brasileiro? É, são mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, tanto que é a segunda maior formação natural de toda a América do Sul, e a savana mais rica do mundo. Aqui estão 5% de todas as espécies do planeta e 30% de toda a biodiversidade do Brasil.

Mais do que grande, ele tem grande importância como elo de ligação: é o bioma que se conecta com 04 dos 05 biomas brasileiros – faz ponte entre a Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e o Pantanal.

 
Quando olhamos no mapa, de cara percebe-se o quão grande é sua área e o quanto é intensa a sua importância.

Percebe-se facilmente que se o Cerrado acabar, é como se quebrasse o elo que une todos estes ecossistemas, algo que seria muito triste – e que infelizmente já está acontecendo. Metade da sua vegetação original já foi eliminada e menos de 3% de sua área está efetivamente protegida.

Talvez você não saiba, mas o Cerrado é considerado o berço das águas do Brasil: só ele alimenta 03 gigantescos aquíferos subterrâneos e 06 das grandes bacias hidrográficas brasileiras (e mais todo o Pantanal).
Arara Azul Buraco das Araras | Jardim MS
O Cerrado é vital para a preservação da água no Brasil. E como uma floresta invertida: enquanto a Amazônia por exemplo, tem árvores enormes com raízes pequenas, o Cerrado possui árvores enormes com raízes muito grandes. Funciona como uma grande esponja que absorve e distribui a água por toda a região – toda essa água garante a sobrevivência de grande parte da população brasileira, seja para o consumo, para a geração de energia ou para a produção de alimentos.

Isso quer dizer que se a gente não conservar o Cerrado, uma espécie fica altamente ameaçada es extinção: a nossa espécie. Felizmente existem pessoas trabalhando para que isso não aconteça!

Enfrentamos um problema muito sério, na Lei Brasileira o Cerrado e a Caatinga inclusive, são dois biomas que não são reconhecidos como Patrimônio Nacional. O que significa que 1/3 do nosso território e da biodiversidade associada estão esquecidos.
Caatinga e Cerrado-Patrimônio Nacional Já!
Vamos ajudar a mudar essa situação? E podemos fazer isso com um clique, assine a petição abaixo e conheça o projeto.
Clique aqui para ajudar o Cerrado brasileiro!

Posts do seu interesse

0 comentários - comente!:

Escreva abaixo seu comentário sobre o artigo.

Caso não seja usuário Blogger, na caixa "Comentar como" selecione Nome/URL(caso não tenha site/blog não é necessário preencher o campo URL)