Um amigo chamado “Urutau”

segunda-feira, abril 30, 2012 Águas de Bonito 0 Comments



Não teve outro jeito. O danado foi motivo de tantos flashes neste mês que resolvemos fazer este post exclusivamente dedicado a ele.

Seu nome científico é Nyctibius griséus. Uma ave de hábitos tipicamente noturnos e se alimentam de insetos. Sua plumagem muito semelhante a casca de uma árvore  torna esta uma ave mestre em camuflagem.

Uma curiosidade é que o nome Urutau vem do Tupi Guarani e significa "Ave Fantasma", por conta de seu canto "assustador". O que a difere das outras aves. O vídeo abaixo mostra o momento raro em que é possível ouvir seu canto:

Durante o dia tudo bem; mes à noite este canto é “assustador”. | Créditos: Douglas.

Sua primeira aparição foi no começo do mês - alguns funcionários da equipe relataram ter visto a ave em uma árvore alguns metros da recepção do hotel.

Ficou lá, imóvel por mais de duas semanas. Até que um dia…


Vídeo feito por funcionários do Hotel | Créditos: @JoeciOliveira

O danado resolveu instalar-se na janela da recepção, e cá entre nós: ele não ficou muito bem camuflado ali (rsrs). Assustado com a intensa movimentação de pessoas por ali, voou para um lugar mais reservado, mas não longe de nós; desta vez se encarregou de ser o “supervisor” de serviços da recepção e ficou em uma planta bem próxima:


Do lado esquerdo, próximo do reflexo da lâmpada. Consegue vê-lo?

Após muitos flashes e elogios ele sumiu de novo e desde então não conseguimos ver ele novamente. Parece que desta vez ele se camuflou muito bem.

A lista completa de aves catalogadas aqui pode ser conferida neste link: http://migre.me/8sr9E
__________
Gostou? compartilheSmiley piscando

Posts do seu interesse

0 comentários - comente!:

Escreva abaixo seu comentário sobre o artigo.

Caso não seja usuário Blogger, na caixa "Comentar como" selecione Nome/URL(caso não tenha site/blog não é necessário preencher o campo URL)