Riquezas arqueológicas de Bonito MS

quarta-feira, novembro 02, 2011 Águas de Bonito 0 Comments





 

Distante 20 km do centro de Bonito, a Gruta do Lago Azul, descoberta por um índio Terena em 1924, é dos locais mais belos entre todas as paisagens naturais da região. Com seus 80 metros de profundidade e 120 metros de largura e um visual de águas azul turquesas de tirar o fôlego, o lugar impressiona não apenas pela perfeição da natureza na construção de estalactites e estalagmites, mas também pelas suas riquezas arqueológicas.

Em 1992, uma expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou uma série de fósseis de mamíferos como o tigre dente de sabre e a preguiça gigante, que viveram entre 6.000 a 10.000 anos atrás.

 
Bem devagar: Até cerca de 10 mil anos atrás, as preguiças-gigantes ainda existiam. Elas são parentes do atual bicho- preguiça, mas tinham mais ou menos o tamanho de um elefante.

O registo fóssil indica que as primeiras formas que surgiram eram de tamanho comparável às preguiças atuais, a evolução para o gigantismo foi progressiva. Já no fim do Pliocénico, início do Plistocénico, talvez por pressões ecológicas esta tendência se inverteu no sentido da redução de tamanho .

Estes animais eram exclusivamente herbívoros, no entanto, eram bastante flexíveis e em épocas de escassez podiam consumir plantas desérticas, incluindo cactos.

 
Primeiro Rei dos felinos: O Tigre Dente de Sabre ou Smilodon era mais robusto que os tigres, possuíam um cérebro pequeno e os músculos da mandíbula eram maiores que o dos atuais felinos cujo o tamanho dos dentes caninos atingiam cerca de 20 centímetros.

Os enormes dentes desta espécie eram usados para perfurar as artérias do pescoço das suas vítimas sem nescessidade de aplicar muita força. Extinguiram-se devido às mudanças climáticas que fizeram com que a caça grossa se deslocasse para o que hoje conhecemos como grandes planícies nos Estados Unidos. Sem grandes presas para caçar acabou por se extinguir. Já foram descobertos mais de 2000 esqueletos de tigres dentes de sabre, inclusive no interior da Gruta do Lago Azul.

ainda não acabou…
Outra impressionante descoberta foi a do raríssimo camarão albino e cego, que foi primeiramente descoberto no interior da Gruta do Lago Azul. Devido a sua grande fragilidade e risco de extinção os turistas não podem se quer tocar na água.

 

Não é por acaso que a Gruta do Lago Azul é considerada Monumento Natural. O tombamento feito em 1978 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A cidade de Bonito além de linda, esconde riquezas incomparáveis e dignas de serem conhecidas por todos. Venha desvendar as ricas belezas de Bonito!

Gostou? Utilize os botões abaixo para compartilhar este artigo!

Fonte: ATRATUR - Caroline Dutra

Posts do seu interesse

0 comentários - comente!:

Escreva abaixo seu comentário sobre o artigo.

Caso não seja usuário Blogger, na caixa "Comentar como" selecione Nome/URL(caso não tenha site/blog não é necessário preencher o campo URL)