Gruta do Lago Azul recebeu mais de 6.300 visitantes de 1º á 31 de julho

sexta-feira, agosto 12, 2011 Águas de Bonito 0 Comments


Principal cartão postal de Bonito, a Gruta do Lago Azul, atingiu aproximadamente 70% de taxa de ocupação diária durante todo o mês de julho. O levantamento que é realizado mensalmente pela Secretaria Municipal de Turismo, Industria e Comércio, registrou mais de 6,3 mil visitantes só no período de 01 a 31 do último mês.

O atrativo que está localizado no Km 20 da Estrada do Campo dos Índios é administrado pelo município através da Secretaria de Turismo e tem recebido incrementos para expansão e melhoria da infraestrutura, recentemente inaugurando uma nova área de apoio aos visitantes.

A construção, com 81,02 m2, dispõe de duas amplas alas com sanitários, masculino e feminino, cada uma com 3 box convencionais e 1 adaptado para pessoas com necessidades especiais, bem como deu uma área específica para lavagem e desinfecção dos capacetes utilizados durante a visita. A obra foi realizada pela Project Tecnologia de Construção Ltda., ao custo total de R$ 143.589,97.


Mais investimentos- Além da nova área de apoio, encontra-se já em estágio avançado a reforma da escadaria de acesso à Gruta. O projeto foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a aprovação de todos os órgãos responsáveis.

O investimento, superior a 320 mil reais, realizado com recursos exclusivos do município, através do Fundo Municipal de Turismo, apresenta também um caráter sócio cultural intenso, pela parceria com a ONG Brasil Bonito, que desenvolve através desse projeto a Oficina de Calceteria, envolvendo diretamente 10 pessoas no trabalho.
A oficina, que ensina a técnica milenar de corte e encaixe de pedras sem o uso de cimento - a ser utilizada na obra – está sendo ministrada pelo técnico de Pernambuco, Hamilton Martins de Souza.


As novas escadarias terão formato circular e serão construídas com pedras da própria região, semelhantes às existentes na própria gruta.
Os objetivos principais das mudanças são garantir maior segurança durante o trajeto possibilitando também que os grupos entrem por uma extremidade e saiam por outra - facilitando o trânsito no interior do local. Atualmente existe apenas um caminho interno para ida e volta.
A realização das obras não interromperá as visitações.

Gostou? então clique no botão “curtir” e espalhe esta notícia a seus amigos!

Fonte: Boni Miranda/Bonito Informa

Posts do seu interesse

0 comentários - comente!:

Escreva abaixo seu comentário sobre o artigo.

Caso não seja usuário Blogger, na caixa "Comentar como" selecione Nome/URL(caso não tenha site/blog não é necessário preencher o campo URL)