Receitas Pantaneiras: Paçoca Pantaneira

domingo, julho 17, 2011 Águas de Bonito 1 Comments





Ingredientes:
1kg de carne-seca magra cortada em pedaços grades
¹/² xícara (chá) de óleo
1 cebola picadinha
1 dente de alho
Farinha de mandioca torrada

Preparo:
Coloque a carne-seca de molho, na noite anterior, para retirar o sal. Se preparar a receita de última hora, a carne poderá ser aferventada rapidamente, jogando, em seguida, a água da fervura. Em uma panela de pressão, cozinhe a carne por 45 minutos. Deixe esfriar e passe-a no processador, para desfiar. Em uma panela grande, refogue a cebola no óleo, coloque a carne desfiada para fritar nesse refogado e vá acrescentando farinha de mandioca a gosto. Ao servir, enfeite com bastante cheiro-verde ou ovos cozidos.


A carne-seca, no passado, era socada no pilão para ser desfiada e, ainda hoje, o costume permanece nas fazendas. Devido às longas viagens, os peões de comitivas gostam de comer a paçoca com rapadura, alimentos incluídos em suas “matulas”. Pode-se substituir a rapadura por banana-maçã. Sem a farinha de mandioca, o prato chama-se “trapo-velho”.

____________________________________
  ”Pantanal, sinfonia de cores e sabores” é o décimo título da coleção “A formação da Culinária Brasileira”, publicada pela Editora Senac Nacional. A coleção apresenta as culinárias regionais como expressão do caráter e da índole de nosso povo, valorizando-as como um dos mais significativos patrimônios culturais do Brasil.
________

Gostou? então clique no botão “curtir” aqui em baixo para enviar esta receita a seus amigos!

Posts do seu interesse

1 comentários - comente!:

Escreva abaixo seu comentário sobre o artigo.

Caso não seja usuário Blogger, na caixa "Comentar como" selecione Nome/URL(caso não tenha site/blog não é necessário preencher o campo URL)