Receitas Merenda Pantaneira: Sopa Paraguaia

quinta-feira, março 24, 2011 Unknown 3 Comments




A Sopa paraguaia é um bolo de milho salgado muito consumido no Mato Grosso do Sul. Além do milho ralado, ingredientes como o leite,óleo, queijo em abundância e cebola tornam este um prato delicioso, assado em forno comum ou de barro. Pode-se acrescentar outros ingredientes como: tomate seco, orégano. Se não tiver milho verde, pode-se utilizar fubá tipo biju ou polentina.

Mas como uma sopa pode ser sólida?
Existem pelo menos três versões distintas para o fato de este prato receber o nome de “sopa”, quando se trata na verdade de uma torta de milho com queijo e cebola, sendo mais um exemplo da grande influência que a cultura paraguaia tem na nossa região. 

Alguns dizem que originalmente era mesmo uma sopa normal, a qual os soldados paraguaios levavam para os campos de batalha durante a Guerra do Paraguai (1865 – 1870). Como era difícil transportar algo tão líquido em uma situação como aquela, aos poucos foram sendo incorporados ingredientes que a tornaram mais sólida, adquirindo a consistência atual.


Outra teoria é de que o termo “sopa”, para os paraguaios da fronteira com o MS, significa “torta”, e o que nós brasileiros chamamos de “sopa” eles denominam “ensopado”. 

A terceira versão é de que a massa desta torta, antes de ser assada, é bastante líquida, muito mais do que as massas de tortas comuns, parecendo mesmo uma sopa. 

Bom, teorias à parte, este não deixa de ser um ótimo prato… muito fácil de fazer. Vamos á receita:


Ingredientes:
- 500g de flocos ou farinha de milho
- 500g de queijo meia cura (ou Minas)
- 04 cebolas picadas
- 03 ovos batidos
- 01 litro de leite
- 01 xícara (chá) de óleo
- 01 colher (sopa) de fermento em pó
- Sal a gosto

Modo de Preparo:
- Pique as cebolas e refogue em um pouco de óleo, sem deixar dourar, numa panela grande em fogo baixo.

- Quando a cebola estiver macia, desligue o fogo e acrescente o leite, o restante óleo, o queijo e os ovos, por esta ordem. Misture bem e acrescente os flocos de milho com o fermento incluído. Tempere com sal.

- Passe a mistura da sopa paraguaia para uma forma retangular untada com manteiga, e leve a assar no forno preaquecido a 189ºC por 45-50 minutos, ou até ficar dourada.


- A sopa paraguaia está pronta! Sirva em seguida. Bom apetite!

Sopa Paraguaia é servida todos os dias em nossa Merenda Pantaneira, venha conhecer!

Posts do seu interesse

3 comentários:

  1. ummmm que delicia ... faz muito tempo que eu estava querendo essa receita ...esperimentei e gostei ummmmmmmmmmmmm muito bommmmmmmmmmm brigaduuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  2. nossa..essa receita me remeteu no tempo em que morei em Bonito, na década de 80, que sddssssss imensa. Quem dera voltar no tempo....

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, vou exprimentar, parece ser uma delícia, só têm um problema é uma bomba de calorias. Depois toca a ir correr...

    ResponderExcluir

Escreva abaixo seu comentário sobre o artigo.

Caso não seja usuário Blogger, na caixa "Comentar como" selecione Nome/URL(caso não tenha site/blog não é necessário preencher o campo URL)