FCMS lança livro e DVD de projeto sobre o Trem do Pantanal

terça-feira, março 22, 2011 Águas de Bonito 0 Comments




A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com Fundação de Turismo do Estado e a regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MS), lança nesta terça-feira (15) o livro e o DVD alusivos ao Projeto de Educação Patrimonial “Educar para Proteger – na Rota do Trem do Pantanal”.



O livro é uma peça didática que será distribuída amplamente nos cinco municípios envolvidos com o projeto – e que estão na rota do Trem atualmente em operação: Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti e Miranda. O DVD que acompanha a publicação destaca de forma lúdica e pedagógica a criatividade dos projetos idealizados em 2009 por 20 escolas públicas da Capital e do interior de Mato Grosso do Sul.

Segundo o presidente da FCMS, Américo Calheiros, o Projeto de Educação Patrimonial é uma ação permanente e surgiu com o objetivo de fortalecer o patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul e promover, através da cultura e da educação a conscientização de uma geração com percepção mais aguçada, crítica e carinhosa para com tudo aquilo que faz parte da sua própria história, da história de seu bairro e de sua cidade. A idéia engloba tanto a valorização “de um bem material ou imaterial, quanto um imóvel, um monumento, uma história, uma lembrança”, reforça Calheiros.



A publicação compila o desenvolvimento do projeto de educação patrimonial - Edição 2009 - , apresentando a história do Trem do Pantanal e da Ferrovia Noroeste do Brasil à nova geração. Contando com a participação dos municípios de Campo Grande, Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Aquidauana e Miranda, o projeto destaca que é possível trabalhar a temática de preservação com alunos de qualquer faixa etária, sejam eles da educação infantil ou do ensino médio.

De acordo com a Coordenadora do projeto, Maria Christina de Lima Félix Santos, o conjunto formado por livro e DVD com registro das atividades realizadas pelas escolas reforçam ser essencial uma prática permanente de educação patrimonial, e reafirmam o compromisso da Fundação de Cultura com a preservação da história de nosso Estado, acreditando que é importante “conhecer para preservar, preservar para conhecer”.



O evento de lançamento é aberto a todos que tenham interesse pela temática educação patrimonial. Os participantes terão oportunidade de receber o material gratuitamente. Para informações complementares, contatar a Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, tel. 3316-91 55 ou 3316- 9165.

Fonte: MS Notícias

Posts do seu interesse

0 comentários - comente!:

Escreva abaixo seu comentário sobre o artigo.

Caso não seja usuário Blogger, na caixa "Comentar como" selecione Nome/URL(caso não tenha site/blog não é necessário preencher o campo URL)